A VINHA

A Quinta do Montinho localiza-se em Goães, Vila Verde, no coração da região demarcada dos Vinhos Verdes. Apesar de pertencer à sub-região do Cávado, a Quinta do Montinho enquadra-se na margem sul do vale do Rio Neiva que fica entre os vales dos rios Cávado e Lima, apresentando assim um terroir com características comuns a estas duas sub-regiões.

A influência do oceano atlântico é moderada dado já estarmos consideravelmente longe do mesmo, estando a Quinta localizada nos primeiros montes que, a montante, dão origem às grandes montanhas da Serra do Gerês, sendo possível até avistar ocasionalmente o garrano na Quinta, o animal mais emblemático do Parque Nacional.

O solo predominante na Quinta do Montinho é de origem granítica de textura leve, franco-arenosa, pobre e muito drenado. Este tipo de solo apesar de não ser adequado para a obtenção de grandes produções, origina vinhos de grande qualidade, de boa concentração. E, conjugado com a influência atlântica moderada referida anteriormente, com uma exposição Norte e com uma altitude moderada (200 m) vai resultar em vinhos muito frescos, de corpo médio e de grande expressão aromática.

A Quinta do Montinho dedica a sua produção exclusivamente a vinhos brancos sendo
o encepamento constituído predominantemente pelas castas Loureiro e Alvarinho,
havendo também pequenas parcelas com as castas Arinto e Fernão-Pires.

A exposição solar perfeita e os solos pobres garantem uma maturação ideal de todas estas variedades, no entanto, a altitude a que as vinhas estão instaladas, a exposição norte e a influência atlântica possibilitam um prolongamento do ciclo vegetativo e da maturação originando vinhos mais complexos e mantendo a sua frescura mesmo nos anos mais quentes.